HOME CARE significa cuidado domiciliar e envolve todos os serviços voltados para atenção domiciliar. São definições úteis:
– Atenção domiciliar: termo genérico que envolve ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas em domicílio.
– Assistência domiciliar: conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e continuadas desenvolvidas em domicílio.
– Internação Domiciliar: conjunto de atividades prestadas no domicílio, caracterizadas pela atenção em tempo integral ao paciente com quadro clínico mais complexo e com necessidade de tecnologia especializada.
– Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar – EMAD: profissionais que compõem a equipe técnica da atenção domiciliar, com a função de prestar assistência clínico-terapêutica e psicossocial ao paciente em seu domicílio.
– Serviço de Atenção Domiciliar – SAD: instituição pública ou privada responsável pelo gerenciamento e operacionalização de assistência e/ou internação domiciliar.
– Admissão em Atenção domiciliar: processo que se caracteriza pelas seguintes etapas: indicação, elaboração do Plano de Atenção Domiciliar e início da prestação da assistência ou internação domiciliar.
– Alta da Atenção domiciliar: ato que determina o encerramento da prestação de serviços de atenção domiciliar em função de: internação hospitalar, alcance da estabilidade clínica, óbito, cura e a pedido do paciente e/ou responsável.
– Cuidador: pessoa com ou sem vínculo familiar capacitada para auxiliar o paciente em suas necessidades e atividades da vida cotidiana.
– Plano de Atenção Domiciliar – PAD: documento que contempla um conjunto de medidas que orienta a atuação de todos os profissionais envolvidos de maneira direta e ou indireta na assistência a cada paciente em seu domicílio desde sua admissão até a alta.
VANTAGENS DO HOME CARE
É um serviço que beneficia a todos e apresenta diversas vantagens.
Para o Paciente
Melhor recuperação clínica; Maior estabilidade emocional; Diminuição do risco de infecção hospitalar; Redução do stress causado pelo ambiente e pela rotina hospitalar.
Para a Família
Reforça o vínculo familiar; Evita constantes deslocamentos ao hospital.
Para a empresa e os planos de saúde
Redução média de 40,0% nos custos em relação ao tratamento hospitalar; Maior produtividade do funcionário, que pode trabalhar tranqüilo com seu familiar bem cuidado.
Para o hospital
Maior rotatividade de leitos; Otimização dos recursos próprios.
PERGUNTAS FREQUENTES
Esta seção tem como objetivo esclarecer você sobre como funciona nosso trabalho de atendimento domiciliar (Home Care). Veja abaixo as perguntas mais freqüentes juntamente com as respectivas respostas.
1 – O que é Home Care?
Home Care é um termo norte-americano que significa ‘cuidados em casa’, ou ‘atenção domiciliar’. Em outras palavras, o paciente recebe cuidados de saúde no aconchego de seu lar.
2 – Quais profissionais que fazem parte da Equipe Multidisciplinar?
São profissionais com qualificação técnica para cuidados em saúde. Esta equipe é formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes socias, entre outros.
3 – Qual o perfil para que o paciente receba atendimento em casa?
Quando o paciente possui necessidade de suporte em saúde, mas com quadro clínico estável.
4 – Não tenho Plano de Saúde. Como faço?
Não tem problema! Basta entrar em contato conosco através do telefone 85.3086.6072 e nós tiramos todas as suas dúvidas. A CLEAN HOME CARE possui também preços especiais para atendimento particular e internação domiciliar para pacientes sem convênios e/ou aqueles que não têm direitos ao Home Care em determinados Planos de Saúde.
6 – Quero receber atendimento em casa, mas como saber qual será o atendimento adequado?
Simples! Para atendimentos pontuais, nos consulte e viabilizaremos a melhor solução. Casos que exijam maior complexidade, o médico assistente do paciente deverá relatar a condição clínica e sugerir o plano de cuidados.
7 – Como acontece o atendimento de enfermagem?
Atendimento pode acontecer de maneira avulsa ou contínua. Os atendimentos avulsos são pontuais, realizados por profissional habilitado em período máximo de 2 horas, ideal para aplicação de medicação, realização de curativos, banhos e cuidados gerais. O contínuo, também realizado por profissional habilitado em plantões de 12 ou 24 horas de acordo com a necessidade do paciente. Nesta modalidade os profissionais passarão por período de adaptação.